sábado, 4 de dezembro de 2010

A fotografia nos tempos do Photoshop

A criação de softwares de alteração de imagens realmente foi uma "mão na roda" para profissionais que utilizam fotografias, desde fotografos,modelos,publicitarios,editores e etc.Podemos ver alguns exemplos de fotos que utilizam o photoshop.






Alteraram o cabelo,criando mais volume.Há alteções na textura da pele (olhe os pés e as mãos dela) e brilho da pele.




Detalhes normais de uma pele são removidos,criando essa pele que é o sonho de qualquer mulher.Há um ateração das cores e do brilho existentes na foto.Realce da qualidades da modelo.

Alterações de cor na foto como um todo,realce da modelo com um cabelo mais vivo,pele mais clara.Recorte da modelo do cenério em que ela tirou a foto,pois é possivel perceber as sombras ao fundo da foto original.Nem os equipamentos escapam de uma repaginada.   

O corpo é remodelado,as cores ganham vida,o decote é ampliado,os cabelos ganham brilho e pequenos detalhes como o cabelo no rosto são eliminados.
Entretanto com o tempo e a popularização desses programas as coisas tem ficado preocupantes,realmente preocupantes,porque não podemos mais ver fotos e acreditar em tudo que vemos nas fotos.Como nesses casos...


David Beckham

Barack Obama

A fotografia acompanhando mudanças

Minha pesquisa muitas vezes ficou limitada aos livros e imagens fornecidas por eles. Na internet pude ampliar meus horizontes com imagens,vídeos,textos e outros blogs  compartilham o mesmo assunto.A possibilidade que o blog possibilita é mostrar trabalhos interessantes com links para outros sites e a possibilidade de postar vídeos.Então foi postar algo que achei muito legal e mostra pessoas que utilizam as fotos tiradas durante anos e fazem uma animação mostrando as alterações que acontecem em seus corpos durante esse tempo.É a fotografia como testemunha dessas mudanças.Muito legal.


Menina com os dentes em crescimento

Esse homem tirou fotos durante 8 anos.É muito interessante acompanhar as mudanças que acontecem durante o tempo.Achei legal as espinhas que surgem e desaparecem...
Depois de assitir volte à primeira foto e compare com a última...as mudanças sãoo grandes,mas como assistimos a leas passo a passo nem parece que mudou tanto...talvez seja por isso que não reparamos como as coisas mudam aos nosso redor.

Essa é a melhor e mais fantástica transformação!

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Relação fotografia e pintura

O assunto era o impressionismo e a fotografia.Estava procurando mais informações para postar sobre o uso e a influência da fotografia nos quadros de artistas impressionistas,mas encontrei algo legal e resolvi postar.
Encontrei um BLOG que estava falando da relação fotografia e pintura e colocou dois links de exposições em que os artistas utilizaram de efeitos caracteristicos da fotografia como o desfoque,flash,instantâneo,fotojornalismo...
os links são esses...
Aqui!
Aqui também!!!


Trabalho de Andy Warhol, em que ele utiliza a fotografia como base do trabalho.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A Câmera em todos os lugares

A portabilidade adquirida pelas câmeras torna o trabalho de fotografos mais vasto e enriquecedor.Ela se torna presente na vida cotidiana e passa a presenciar e registrar acontecimentos.Assim surge uma nova profissão:a do fotojornalista.

As imagens passam a acompanhar as noticias e de certa forma corroborar e compravar o acontecimento.Qualquer empreitada em que o homem tenha se arriscado nesses últimos cento e sessenta anos a fotografia esteve presente registrando sua trajetória,suas realizações.


A Carte de Visite

O retrato fotográfico torna-se popular,principalmente pela carte de visite.A carte de visite consistia em uma foto colada sobre um suporte e oferecida a amigos e parentes como forma de afeto.Andre Adolphe Eugene Disderi patenteou o processo em 1854 na França.Essa forma de presentear com retratos se tormou uma moda e enriqueceu muitos fotografos.
A carte de visite é interessante.Vasculhando os albuns de fotos da minha familia encontrei o que seriam muitas cartes de visite com recados atras.As que vi eram de crianças,muitas delas tios meus,normalmante em pé em cima de cadeiras,sentados segurando bonecas ou montadas em cavalinhos.Muito fofo.Hoje em dia tudo se resume na fotografia digital então esse tipo de troca é meio obsoleta.

Calótipo e Daguerreótipo



Embora reconhecidas como métodos de fixação de imagens em um suporte utilizando material fotossensível as, as duas foram recepcionadas de formas diferentes.

O Daguerreótipo utilizava de uma placa de cobre sensibilizada com prata e não possibilitava a formação de negativo, então o que ali era produzido era único. O fator de ser “impresso” em estojos,medalhas e etc valorizava o trabalho do fotógrafo. Por ser um método novo e caro, ficou restrito as elites.



O Calótipo possibilitava a fixação de imagens em papel e a criação de varias cópias com o processo de positivo/negativo. Como ainda não era um processo acessível, o método do daguerreótipo foi mais bem sucedido. Entretanto esses acontecimentos transcorriam em plena revolução industrial e logo os produtos utilizados para a produção de fotos foi se tornando mais barata e acessível. E a magia da fotografia foi contaminando a todos que desejavam ter sua imagem perpetuada. A partir desse momento o calótipo ganha valor, enquanto o daguerreótipo vai aos poucos deixando de ser usado.


A fotografia se torna uma febre, tanto que muitos pintores abandonaram sua profissão, compraram uma câmera e passaram a ganhar a vida tirando fotografias.